Pratica aqui o holandês

Aprender a língua nativa quando se emigra é um dos obstáculos a se vencer para bem viver.

Claro, que é possível sobreviver com o conhecimento em inglês, e um pouco em francês, na Flandres. No entanto, aprender o idioma nativo exige prática, e é decisivo para comunicação entre pessoas, em suas diversas formas.

Sendo assim, na cidade flamenga de Sint-Niklaas há um projecto promovido pelo conselho desta cidade, que se chama “Oefen hier je Nederlands” ( Pratica aqui o Holandês).

Este é um projecto de língua cujo objetivo é incentivar os cidadãos estrangeiros a conversarem com os nativos em holandês, e não mudarem rapidamente para outro idioma. Uma aprendizagem ao ar livre dentro de um contexto quotidiano. Não tenha vergonha de cometer erros, tente falar!

A ideia traduz-se em um logotipo que pode ser encontrado nos balcões de algumas lojas comerciais, na câmara da cidade, biblioteca, médicos, escolas, farmacêuticos.

Os comerciantes locais são incentivados a participarem através de inscrição por e-mail ou telefone. Em seguida, os participantes recebem 10 dicas para se  comunicarem mais facilmente com os clientes ou pacientes estrangeiros e, se desejar, ainda obter apoio logístico mais específico.

Logotipo
Logotipo

Particularmente, acho a ideia fantástica pela sua originalidade, simpatia e simplicidade, pois busca promover a integração de pessoas estrangeiras, afinal segundo as últimas informações estatísticas apontam para que 20% da população da cidade e 43% das crianças (0-5 anos) é de origem estrangeira. Sem falar que dá uma imagem positiva à cidade.

7 comentários sobre “Pratica aqui o holandês

  1. Interessante essa prática, não?!
    Eu adoraria que algo assim fosse feito na Suécia também, pois dá aquele incentivo a mais para focar no aprendizado do idioma. Fiquei curiosa em ver esse logotipo fisicamente em uma loja. Ah, se curiosidade matasse 😀
    Um grande beijo!

    Curtir

    • Eu achei. Inclusive, motivou-me a comprar nas lojas com este logotipo.
      Cheguei a tirar uma foto com o celular, mas estou com problema de software para baixá-la. No entanto, vou voltar a falar sobre outras iniciativas do género há aqui e assim poderei voltar a publicar uma foto do logotipo em alguns desses lugares.
      Mais, olha que a Suécia Tb promove cursos organizados do seu idioma, não?!
      Bjs

      Curtir

      • Sim, a Suécia promove mesmo. Só que gostaria de ver essa iniciativa nos estabelecimentos também. Aqui quando não se domina o idioma, eles partem logo para o inglês. Um saco! 😦

        Curtir

      • Hehehe Aqui, pelo menos comigo, enquanto eu não pedir para falar em outro idioma, então eles continuam a desaguar holandês. Tenho até vergonha de estar a tomar o tempo daquela pessoa, pq eles são pacientes e repetem, buscam outra palavra, e claro, devem se rir pq devemos cometer muitos erros, sem falar na pronúncia.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s