Festival Eurovisão 2017

No fim de semana passado aconteceu o festival de música Eurovisão, em Kiev (Ucrânia). A Ucrânia foi a polêmica vencedora do ano passado e que falei um pouco do festival aqui.
Este ano a história do festival foi bem diferente e pela positiva. O grande vencedor foi merecidamente Portugal, através de Salvador Sobral que cantou “Amar pelos dois“, uma composição de sua irmã, a também artista talentosa Luísa Sobral.
Salvador cantou apenas em língua portuguesa, sem recursos pirotécnicos, nem roupas chamativas, foi a sua interpretação com sentimento que prevaleceu e encantou o mundo.
Caetano Veloso, que estava no Luxemburgo para shows, não poupou elogios: “Salvador tem uma voz relaxada, afinada e extraordinariamente musical – e um estilo muito elegante e espontâneo.” Caetano ainda disse: “Minha pátria é a língua portuguesa.”
Foi a primeira vez que Portugal venceu o Eurovisão e com a maior pontuação de sempre. Assim, o Eurovisão 2018 será em Lisboa.
A única coisa que não gostei do Salvador foi o seu discurso na entrega do prêmio contra a música fast-food. Sinceramente, eu também não gosto da música fast-food, mas reconheço que há lugar para todos, e vez por outra até que é bom “consumir” um fast-food.
E a Bélgica? Bem, Portugal venceu com todas as glórias, mas eu também torcia pela Bélgica que finalizou em 4º lugar com a música “City Ligths”. Torcia não apenas porque é a minha casa, mas porque é um estilo de música que se aproxima mais do meu gosto pessoal.
A interpretação, na final, da jovem de 17 anos, Blanche (Ellie Delvaux) não foi menos brilhante que Salvador. A letra da música também é muito bonita e a sua melodia conquista. Em sua apresentação também não havia recursos pirotécnicos, nem roupas chamativas.
Interessante entre Portugal e Bélgica é que há versão em inglês da música de Portugal, e há também no YouTuBe uma versão da música belga cantada pelos irmãos portugueses, Luísa e Salvador.
Convido-os a conhecerem as músicas, abaixo. Vem comigo !

Portugal : Amar pelos dois

Bélgica: City ligths

Amar pelos dois, versão em inglês

Para concluir, eu notei a presença de bandeiras do Brasil bem próximas ao palco. O Brasil não participa do Eurovisão, mas tem crescido muito o interesse por este festival no Brasil. E quem sabe um dia, o Brasil não venha também a participar. Afinal, a Austrália não é um país europeu e participa. A participação da Austrália é justamente por ser um país onde por parte do público há um grande interesse que vem de alguns anos atrás. Quem sabe!?

Tot ziens! 🙂

 

 

 

 

6 comentários sobre “Festival Eurovisão 2017

  1. Concordo plenamente com o que dizes em relação ao discurso do Salvador. Achei um pouco desnecessário porque pareceu mais um ataque aos outros concorrentes do que a celebração da música sem artifícios. Como eu costumo dizer, não precisamos de criticar uns para elevar os outros, fazer isso tira-nos alguma da razão que possamos ter. Mas, tirando isso, foi mesmo muito bonito. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olha, eu achei linnnda a apresentação da Bélgica!Foi de arrepiar. Não me empolguei com Portugal, apesar de ter achado a música bonita. Eu queria era fast food music, hahahaha!! Então, meus favoritos eram Suécia( chocada com a beleza do moço), Moldova, Croácia, Bélgica 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    Curtido por 1 pessoa

  3. Hehehe você, hein! Rsrs
    A Moldávia tb achei agradável e de qq forma ficou bem colocada.
    A mais fraca q achei foi Espanha e o rapaz ainda deu uma desafinada q ainda está no meu ouvido.
    Eu ouço todos os dias a música da Bélgica. Como eu disse, achei q foi merecido a vitória de Pt, mas a música da Bélgica é muito boa, muito melhor do q a da Bulgária q foi segundo com o cover do Bibier.
    Esta semana o da Croácia acusou o português de batota, de usar a doença cardíaca p ganhar votos. O da Suécia criticou o discurso de vitória. Eu tb não gostei do concurso, acho q é momento p apenas agradecer e celebrar.
    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário