Conhecer os Evzones, Atenas

Quando terminamos as nossas aventuras pelas ruas de Atenas, almoçamos no centro e seguimos para o hotel. Enquanto descansavamos, pusemos a conversar sobre o que era possível ainda fazer nas horas que nos restavam antes de ir dormir.
Foi assim que lembramos dos Evzones. Após o rápido descanso, seguimos em direção à praça Sintagma que é próxima do hotel que estavamos.
Os Evzones, que significa “bela cintura” é um regimento de elite da infantaria do exército grego. Eles guardam o parlamento e o túmlo do Soldado Desconhecido.
E não é que chegamos bem a tempo de ver o espetáculo que é a troca de guarda desses rapazes tradicionalmente vestidos com os seus mínimos 1,87m de altura.
Após a troca podemos, de forma organizada, tirar fotos ao seu lado, mas com muito respeito se não eles reagem batendo com a arma ao chão. A troca de guarda realiza-se a cada hora do dia. Eles ficam completamente imóveis.
Tiramos fotos e filmamos, daí seguimos para jantar em um restaurante com esplanada para saborear umas apetitosas sardinhas acompanhadas de salada grega.
No dia seguinte, o regresso à Bélgica com escala de algumas horas em Belgrado (Sérvia). Foi aí que passei uma situação estranha. Estavámos os quatro com passaportes portugueses com idênticos carimbos, mas apenas eu passei por despiste de droga. Passaram-me uns adesivos nos dedos das mãos e nos meus bolsos. Eu fiquei pasma, sem ação. Meus filhos puseram-se a rir levemente e disseram que era o meu local de nascimento no passaporte português. Será? O que vocês acham?
Bem, mas vem comigo ver as fotos e um curto vídeo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Parlamento grego e túmulo do Soldado Desconhecido

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Troca da guarda

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Bem de pertinho

Tot ziens ! 🙂

 

 

 

 

 

8 comentários sobre “Conhecer os Evzones, Atenas

  1. Muito legal conhecer algo que parece estranho, mas que guarda um simbologismo surpreendente. A Grécia aparenta ser um país espetacular.
    Pelo menos seus filhos acharam engraçada a sua situação no aeroporto. Eu ficaria tenso.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    • É com certeza. A roupa deve ter influência do período otomano, talvez.

      Ah só acontece comigo. Eu falei sobre isso no consulado do Brasil. E a funcionária disse q deve ter sido o carimbo de Curaçao no meu passaporte, mas respondi q minha família q estava junto a mim tinha o mesmo carimbo. Ela disse q nunca teve problema. E eu tb não até acontecer isso na Sérvia.

      Curtir

  2. Hahah, isso do aeroporto foi no check-in de segurança? Se sim, é procedimento padrão é aleatório. Vc foi sorteada! Quanto a Troca de guarda, e se eu te disser que eu já levei um grito deles por ultrapassar a marca do chão e chegar perto demais?! Menina, eu acho que eles esperam o dia inteiro por esse momento, kkkkkk! Pensa num susto! Belas fotos!!!!
    Beijos!!!

    Curtido por 2 pessoas

    • Só vc mesmo! Agora vou contar toda contente aos meus filhos q riram de mim.
      Foi no check in, passam os multimedia, cinto, no cesto. Depois passei por aquela porta detectora de metais, veio um homem e uma mulher sem nada me dizer a passarem os tais adesivos.
      E eu…é ri, ri, tomei tanta droga q vou bater nos 3! Kkkk

      Eu vi uma senhora q quase tocava nele e muito agitada, então de repente ele levanta a arma e pá no chão. A mulher deu um gritinho.kkk

      Eu fui tirar uma foto.

      Curtido por 1 pessoa

      • Hahahaaa! Na verdade, aquilo é pra detectar explosivo kkkkkkkkk!!!! Mas como te falei, é totalmente aleatório. Eu trabalhava com isso no aeroporto daqui, era cada experiência no mínimo interessante rsrs! Acho que por isso eu gostava tanto de trabalhar lá, rsrs!

        Curtido por 1 pessoa

  3. Fiquei curiosa: há alguma razão para eles terem de ser tão altos?

    Sempre que vou de viagem sozinha ao Brasil (o meu pai vive em Aracajú) no regresso a Portugal, já no aeroporto de Lisboa, sou sempre revistada numa sala, vêm a mala, abrem todos os bolsos, perguntam o que lá fui fazer… Chega a ser muito incomodativo, uma pessoa fica logo nervosa.

    Curtir

    • Não sei o motivo de serem tão altos. Imagino que seja uma condição de maior elegância, altivez.

      Ice Paradise explicou me q foi uma escolha aleatória para verificação de explosivos. Ela trabalhou em aeroporto, na Noruega.

      Eu, como brasileira, tb já passei chatices no aeroporto de Recife. Houve uma má interpretação deles qto as datas de validade do cartão de identidade do meu marido e a certidão p viajar sozinha com menor. As datas eram muito próximas, então ficaram desconfiados. Esta certidão agora está super sofisticada com várias marcas d água, etc.
      Infelizmente, muitas crianças desaparecem no Brasil até mesmo p venda de órgãos, tb mães e pais casados com estrangeiros e não retornam com a criança comum, entrando com processo de divórcio.
      Depois há o problema das drogas.
      É bastante constrangedor passar pela revista.

      No aeroporto de Amsterdão tb estão super rigorosos. Eu e meu marido fomos bem revistados no corpo, só as crianças q escaparam. E, na volta da América Central tb havia um enorme cão a cheirar todos q passavam. Eu fiquei aflita pq não tenho bom relacionamento com cães. Kkkk

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s