Festa dos 100 dias de aulas – Bélgica

Hoje vou falar de uma tradição que há na região flamenga da Bélgica e ocorre todos os anos. É o Honderd Dagen (Cem Dias), também conhecido como  Chrysostomos ou Chrysostomosfeest (Festa de São Cristovão) que é celebrado durante toda esta semana para comemorar os 100 últimos dias de escola para os alunos do último ano escolar (antes da universidade).

Então, durante esta semana os alunos vão para escola fantasiados. Na escola dos nossos filhos há um tema por dia. A foto abaixo foi do tema água. Daqui a 2 anos será a vez do nosso filho mais velho participar. Passa rápido o tempo!

É engraçado ver na rua um jovem passar vestido de touro em cima de sua bicicleta. Ou ver uma jovem pedalando fantasiada de gata.  Também este ano vi a Cinderela (Gata Borralheira), uma princesa. Durante o intervalo de aulas há sempre uma festa no pátio com muita música. É uma forma divertida de celebrarem seus últimos dias de escola juntos.

Em algumas escolas flamengas comemoram os 50 dias, ao invés dos 100 dias.

28827313_1792157464139867_8434224486075327620_o.jpg
Foto Facebook da escola

Tot ziens! 😉

Anúncios

7 comentários sobre “Festa dos 100 dias de aulas – Bélgica

  1. Aqui no Brasil os alunos do ultimo ano do Ensino Medio tambem se fantasiam. Chama Dia D. Em algumas escolas e todo mes, noutras 1 vez ao ano. Houve muita polemica ano passado porque alunos d e uma escola escolheram como tema ‘ e se tudo der errado’ e apareceram fantasiados d e garis, atendentes de Mac Donald’s…

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá! Deve ter sido muito polêmico. Aqui devem exceder também em algumas fantasias. 2 anos atrás eu vi um rapaz vestido de vagina, e outro, que não vi, mas soube, estava de pénis. Não faço ideia do tema.
      Em qual Estado do Brasil ocorre? Eu vivi em PE, e até quando vivi não havia.
      A única tradição, em minha época, era quando se passava no Vestibular, então os rapazes raspavam a cabeça e as moças raspavam uma sobrancelha e colocavam um adesivo engraçado.
      Obrigada por participar.
      Abraços.

      Curtir

  2. Oi ! Eu moro em Belo Horizonte e no colegio da minha filha o dia D acontece uma vez por mes. Cada mes e um tema diferente, como festa do pijama por exemplo. Sei que um rapaz , filho de um porteiro, escreveu uma carta reclamando que o pai dele era porteiro sim e que isso nao significava que que tudo havia dado errado, pelo contrario. A polemica aconteceu, se nao me engano, por causa de um colegio de Porto Alegre.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s