Baía dei Turchi

Instalados em Minervino di Lecce passamos à exploração do “salto da bota italiana”. Cercados de turistas da própria Itália (poucos turistas estrangeiros como nós), partimos para conhecer algumas de suas principais cidades e belas praias nos limites desta área italiana.

E, a primeira foi a “Spiaggia dei Turchi” ou “Baía dei Turchi” na costa Adriática. Como é nosso hábito, chegamos cedo, e podemos escolher entre muitas vagas de um dos estacionamentos que serve a praia com entrada paga. Optamos por deixar o carro à sombra e custou 5€ o dia.

IMG_20180725_083731078.jpg

A praia é muito popular durante o verão. É bom chegar cedo, se quiser uma acomodação que não esteja dentro dos limites de exploração de algum bar/restaurante. Uma praia isolada e encantadora, que para chegar até lá, atravessa-se a vegetação mediterrânea com seus pinheiros e arbustos, acompanhados pelo seu cheiro característico e pelo som hipnotizador das cigarras. Uma dessas cantoras da natureza veio dar o ar de sua graça em nosso guarda sol.

IMG_20180725_105350498.jpg

O mar é transparente que vai de azul brilhante à azul profundo, com a falésia recortada protegendo-o. Exploramos esta praia por duas ocasiões, pois há uma baía maior, e outra menor, caminhando-se um pouco mais, cerca de 500m, aproximadamente.

IMG_20180725_090755897.jpg

O nome desta praia parece ter origem na tradição que foi nesta baía, em 1480, que os turcos desembarcaram para fazer o cerco à Otranto. Sentada sobre a areia fina e clara, cercada por tagarelas italianos, fiquei a tentar imaginar a cena do desembarque. Por vezes, interrompida por simpáticos vendedores africanos, mas também por insistentes vendedores com traços do sudoeste da Ásia, o que me fez também pensar no dramático êxodo atual para o continente europeu.

IMG_20180725_090806596_HDR.jpg

Nas proximidades de toda a área da praia há resorts, fazendas de agroturismo, passeios à cavalo, mergulho, passeios à barco, atrações aquáticas como kitesurf, etc. Um cenário perfeito para agradar grupo de jovens ou famílias com crianças, e que ainda conta com a proximidade do lago Alimini, guardião de um ecossistema com várias espécies de flora e fauna.

IMG_20180725_092318144.jpg

Está aqui o filme que fiz sobre esta bela praia. Chamo a atenção ao caminho que se deve percorrer sobre os densos arbustos até, de repente, chegar ao encanto desta Baía dei Turchi. Vem comigo! 😉

Espero-te no próximo post com mais um passeio!!! 😉

7 comentários sobre “Baía dei Turchi

  1. Miau, obrigada por compartilhar um pouquinho desse pedaço da Itália conosco….vendo o vídeo eu tive a impressão da água ser gelada!!!! Parece que ventava nos arredores da praia. Bom pode ser também porque a temperatura de um continente em relação ao outro é bem diferente, o que é quente aqui não é a mesma coisa ali. Bom domingo!!!!

    Curtido por 2 pessoas

    • Eu que agradeço sua presença.
      Havia um pouco de vento neste dia, mas garanto que a água não era fria. Garantia de uma pessoa que não gosta nem um pouco de água fria, e com vento frio fica logo com “pele de galinha”. 😊

      Encontrei apenas uma praia que a água estava um gelo, e foi na costa jônica (parte da frente do salto da bota). Falarei no futuro sobre esta praia.

      Uma observação que não falei, é que achei os italianos pouco cuidadosos com as pontas de cigarro na praia. Encontrei muitas nas praias, em geral, nos buracos das falésias. Achei irresponsável e triste esta situação, pois imagino que não há essa atitude em suas casas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s