Baía di Porto Selvaggio, bela e fria :)

Esta foi mais uma praia que fomos conhecer na costa jônica da Itália. Uma praia selvagem que fica próxima à Gallipoli, em Nardó. Considerada por guias turísticos uma das mais belas e intocadas da costa italiana.

IMG_20180801_091851432.jpg

Deixamos o carro num parque privado ao lado da entrada com portão para o parque natural onde se encontra a Baía di Porto Selvaggio. A partir daí é preciso caminhar cerca de 1km, em descida, entre o parque nacional de pinheiros, sobre um caminho em terra, pedrinhas e “pedronas”. Nada que um calçado adequado, aliado ao espírito de tudo conhecer não vença, e assim desfrutar do ambiente de beleza natural.

IMG_20180801_170352319_HDR

Quando se chega ao fim do caminho avista-se uma bela enseada. É hora de juntar pedras e mais pedras para apoiar o guarda-sol e tentar achar uma posição mais ou menos confortável entre o chão de seixos, que mesmo assim era muito disputado.

IMG_20180801_090422954.jpg

IMG_20180801_151816374.jpg

Águas cristalinas, mas muito fresca. De todas as praias que já estive em Itália até hoje foi, sem dúvida, a mais fria. Sensação semelhante encontrei uma vez em Portimão (Portugal) na Praia do Rocha, durante o mês de Julho. A explicação está na existência de correntes de água fresca geradas por nascentes submersas. O mar é arenoso e lentamente inclinado. As crianças não estavam preocupadas com estes detalhes, exceto os meus. 😊

Segue mais um filme caseiro. Espero que gostem. Vem comigo! 😉

Até ao próximo post! 😉

11 comentários sobre “Baía di Porto Selvaggio, bela e fria :)

  1. Excelente post, deixas-me sempre com vontade de ir visitar os sitios. Excepto a água, claro.
    Mas se achaste a água de Portimão fria nunca foste a uma praia daqui do norte – Atlantico, faz doer o corpo todo! (Também não aconselho, só na falta de melhor, nem eu lá entro.) É como entrar num cubo de gelo de hipotermia instantânea.
    Beijo.🤗

    Curtido por 3 pessoas

    • Obrigada!
      😂 Por saber é que nunca coloquei os pés nas águas do Norte. Estive em Espinho e Póvoa de Varzim, mas não tive coragem.
      A pior sensação até hoje foi em Portimão. Era dor nos ossos até a altura dos joelhos. Até que resolvi mergulhar e logo ir para a areia. Depois de Portimão, tb houve uma no Alentejo tb quase um gelo (esqueci o nome) perto da Comporta (?).
      Não foi o caso desta na Itália, não chegava a ser um cubo de gelo, mas estava bem fresca. Dá p ver no filme algumas senhoras entrando bem devagar na água. Rs

      Curtido por 2 pessoas

    • Eu tb não gosto de água fria, mas eu espero ficar com bastante calor e entro. Depois se acostuma à temperatura.
      Criança gosta mesmo, nem entendo. Rsrs Os meus filhos quando eram crianças gostavsm tb, mas agora já com a puberdade avançada não gostam.
      Foi a única praia de água fria que encontrei na Itália, incluindo a Sardenha (maravilhosa).
      Devido à proteção do parque natural, por receber mais Sol à tarde, e por causa das fontes submersas, q falei no texto.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário