Alice no país das maravilhas, o livro

aliceComecei a participar de um grupo de estudos literários no Facebook, promovido pelo blog Gotas de Epifania. O objetivo é trocar experiências de leitura com base crítica. Para isso, são compartilhadas links e material de referências.

Assim, o primeiro livro definido por este projeto de leitura foi Alice no País das Maravilhas (edição comentada e ilustrada), de Lewis Carroll.

Está enganado quem pensa que é um livro para crianças. É um livro para todas as idades com vários elementos do estudo da matemática, um tanto que disfarçados. A queda de Alice, por exemplo, poderá representar a ideia de limite, que é o intuito de expor o comportamento de uma função nos momentos de aproximação de determinados valores. Essa noção de queda surge em outros livros como passagem para outras realidades (Mágico de Oz).

A leitura do livro vai se desenvolvendo e surgem outras ideias da matemática como função bijetora, quando não há vencedores numa corrida e cada um ganha um prêmio. Carroll distribui nesta sua obra questões de lógica, sua área preferida da matemática. A questão da identidade é outra constante, em que Alice se questiona: “eu era a mesma quando me levantei esta manhã?” Será mais uma questão matemática ?

Lewis Carroll foi inspiração para o gênero nonsense em realizações de Tim Burton, Monty Python. Carroll, na verdade, era Charles Lutwidge Dodgson, um matemático inglês que também escreveu livros de matemática. Carroll era amigo de Henry Liddell, pai de 3 meninas – Alice, Lorina e Edite. A filha Alice foi a fonte de inspiração para a obra mais conhecida de Carroll.

Assim, Alice vai muito mais além do país das maravilhas.

Vem aí, um novo projeto dentro deste grupo. Descobre-o no blog Gotas de Epifania.

Até ao próximo post! 😉

 

10 comentários sobre “Alice no país das maravilhas, o livro

    • Como não é o meu gênero preferido, então não me encantou muito. No entanto, pude observar outras mensagens escondidas no livro, que quando criança é difícil de perceber.
      De qualquer forma gostei de participar do projeto, e desta forma de leitura conjunta, indo além do texto.
      Atualmente, o projecto está com contos, a história dos contos.

      Curtido por 2 pessoas

    • Sim, eu gostei muito de participar.
      Foi muito interessante ir além da leitura, e assim, descobrir fatos históricos, mensagens escondidas,…
      Foi interessante, pq troquei ideias com uma estudante de matemática para algo parecido, mas com matemática. Achou interessante, mas não disse mais nada.
      É preciso gistar muito para fazer o trabalho que você teve de fazer pesquisa, os podcast s,… Você está de parabéns por tanta dedicação.
      Divulga nas universidades, quem sabe vem mais pessoas. 😉
      Obrigada!

      Curtido por 1 pessoa

      • Essa parte da pesquisa dos artigos e do contexto histórico sempre é uma das partes que eu mais gosto. O nosso olhar diante da leitura muda, é como se o livro ganhasse um novo sentido. 😊 Obrigada por fazer do grupo e sempre compartilhar sua visão da leitura. Vou tentar divulgar o grupo em outros lugares. E já estou preparando outra leitura tbm 😊

        Curtido por 1 pessoa

  1. Uma feliz coincidência, sem dúvida.
    Sobre o livro, acho que criei expectativas demais sobre ele, então quando acabei, pensei: ‘Então é isso?’
    Não quero desmerecer a qualidade e as possibilidades de pensamento que o livro propõe. Concordo que ele seja considerado um ‘clássico’, mas para mim apenas mais uma leitura.
    Gostei de saber sobre essas referências matemáticas.
    Obrigado por me citar em seu comentário.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s