The Eichmann Show, o filme

Nós somos o que somos? Ou somos resultado de um meio? É possível existir humanidade num assassino de milhares de pessoas?

O filme (produção BBC Two) mostra como foi todos os preparativos e o julgamento de Adolf Eichmann, o responsável pelo extermínio de milhares de judeus. As cenas são tensas. Os testemunhos durante o julgamento são chocantes. O julgamento ocorreu em 11 de abril de 1961, em Israel.

Além do próprio Eichmann, outro personagem principal do filme é o diretor da transmissão do evento, Leo Hurwitz. Ele faz-nos refletir durante todo o filme. Seja sobre a existência do Estado de Israel, o sionismo, o fascismo, e principalmente, ele busca, incansavelmente, algum sinal de humanidade no acusado, mas Eichmann esteve todo tempo paciente diante de todos os relatos de sofrimento. Ele respondia que estava cumprindo ordens. Até onde vai a sua culpa ? Parcial ou total ?

Um filme para pensar, refletir e estar atento porque o fascismo está a dar provas que não foi extinto. Nunca será, infelizmente, mas podemos estar atentos, e evitar o seu crescimento para que um capítulo triste da humanidade não se volte a repetir, em nenhuma circunstância.

Até ao próximo post! 😉

Anúncios

5 comentários sobre “The Eichmann Show, o filme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s