À Bout de Souffle, 1960

 

images (1).jpeg

À Bout de Souffle(fr)
Breathless (ing)
O acossado (pt)

 

Outro dia vi este filme francês, alugado na biblioteca da cidade. Não imaginava que fosse o primeiro longa metragem de Jean-Luc Godard, e que foi filmado em menos de quatro semanas, sem roteiro concluído. Os atores recebiam as falas à medida que as cenas eram realizadas.

Este filme é considerado o melhor representante da Nova Onda (Nouvelle Vague), que buscava retratar o amor livre. Os filmes desta corrente tinham a juventude dos seus autores e estes sempre dispostos a transgredir as regras do cinema comercial da época. Eles tentaram restabelecer o conceito de cinema de autor do início da década de 30.

O título original do filme é uma expressão francesa que significa “no final das forças, sem fôlego”, e representa bem o personagem Michel Poiccard interpretado pelo belo e jovem Jean-Paul Belmondo.

Em 1983 é feita uma refilmagem, desta vez com Richard Gere em A Força do Amor, outros personagens, outro destino.

No início do filme cheguei a achar o enredo um pouco entediante e passei a admirar o “preto e branco” do filme, o vestuário e os carros da época, e tentando imaginar como estariam hoje os atores principais do filme. Isso foi só no início, o período de adaptação. Logo o filme começou a prender a minha atenção. Havia um cuidado com os ângulos de filmagem, a fotografia, não havia figurantes combinados nas ruas. No entanto, foram os diálogos filosóficos que mais me chamaram a atenção.

As frases de culto do filme que mais gostei:

  • Afinal de contas, sou estúpido se for preciso!
  • Há alguma diferença entre erotismo e amor? Não, nem por isso, acho que não acredito. Erotismo é uma forma de amor, e amor é uma forma de erotismo.
  • Qual é a sua ambição? Sr. Parvulesco? Tornar-me imortal e depois … morrer. (Respondida pelo próprio autor e produtor romeno Jean Parvulesco que participou no filme).

Até ao próximo post! 😉

2 comentários sobre “À Bout de Souffle, 1960

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s