Após conhecer o “Blue Eye“, seguimos à Sul da Albânia, em direção a Gjirokastër. Uma cidade rica da herança arquitetônica do Império Bizantino.
Neste dia estava um calor quase insuportável, 40°C. Assim, decidimos começar a visita à cidade a partir do túnel da guerra fria. Uma primeira visão da cidade a partir de um ponto mais moderno da cidade.
The Cold War Tunnel é um bunker gigante construído sob o castelo de Gjirokastër e para ser usado pelas autoridades locais durante uma provável invasão em grande escala. Algo que o líder comunista* Enver Hoxha era completamente paranóico.

Seguimos a visita acompanhados por um guia que explicava tudo em inglês. Ele dizia que o Bunker foi construído em segredo durante a década de 1960 e tem 80 quartos. Sua existência permaneceu desconhecida para os moradores até a década de 1990.

Em seu interior há algumas máscaras, alguns móveis, um antigo gerador e livros. Há dependências do secretariado comunista, banheiros, cozinha, dormitórios, etc. O ambiente é úmido e sinistro. Infelizmente, não foi permitida filmagens. Durante a visita além de minha família estava um casal espanhol. Éramos 6 mais o guia. No fim, eu perguntei se o tal Comunismo* tinha sido bom para as pessoas. Ele deu um sorriso constrangido e respondeu-me: “Foi bom para alguns e ruim para outros.” A visita custou 200 leks por pessoa e durou cerca de 20 min.





Até ao próximo post! 😉
P.S.: 1€ estava a 119 leks.
* Para mim, o Comunismo nunca foi aplicado realmente no mundo, mas como assim o chamam, então preservei.
Concordo contigo sobre o comunismo…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigada! Fico contente que concordamos.
E fico ainda mais contente por poder tocar em um tema polêmico, servido de isenção, mas mesmo assim muitos não compreendem, e acabam por rotular.
Gostaria de tocar em mais temas polêmicos. Rsrsrs
Pelo menos, consigo discutir temas polêmicos no meu pequeno reino de 4 pessoas. Há muitas pessoas q nem isso podem.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Você está indo muito bem!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Por um momento, achei que estava a ser espionado. As fotos do The Cold War Tunnel são inquietantemente parecidas com o meu bunker brasileiro (vide estado estado da escrivaninha etc.).
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lollll
Eu visitei outro bunker, em Tirana. Acho q tirei foto da máquina de datilografar. Elas q foram uma paixão. Acabei por merecer uma verde, Remington, mas troquei-a pela modernidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom passear, fazer fotos, e para quem gosta, saber um pouco da história. Não sou de viajar, mas se gostasse, e tenho tempo, iria com minha câmera junto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Depois que li o livro “A arte de viajar”, a minha visão de passeio mudou muito.
Foi muito inspirador p mim. Descobri q não é preciso ir muito longe para descobrir coisas novas e interessantes.
Claro, q com os passeios para longe há sempre mais possibilidade de estudar algum momento da história, ou encontrar uma espécie animal interessante, ou uma flor nunca vista antes, …
Enfim, foi um livro q me abriu os olhos para os detalhes q me cerca.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Que legal, mas também gostas de viajar, o que ajudou mais.
CurtirCurtido por 1 pessoa