Um dia especial: Langarica Canyon

Observamos que chegava o momento de definir o dia do planejado “hiking” próximo a Gjirokaster. Definido o dia, então nada de esforço físico no dia anterior, organizar o equipamento, comprar água e, sobretudo, acordar cedo.

Acordamos cedo e seguimos a mesma rota para Gjirokastër, desviando para ir de encontro ao Langarica Canyon, no Fir of Hotova National Park, em Përmet.

Deixamos o carro no amplo estacionamento. Começamos a decidir quem seria o primeiro a levar a mochila com os mantimentos: garrafas de água, barras proteicas, caixa de primeiros socorros, protetores solar, repelente,… Fiquem a saber: eu não consegui cumprir o meu tempo de carregar a mochila, e acabei por beber um pouco da água de todos. :))

Antes de iniciar o “hiking” foi possível dar uma vista de olhos rápidos em toda a beleza à volta. Não podíamos perder tempo. Era preciso iniciar a caminhada. Utilizamos o aplicativo que já falei aqui no blog, Wikiloc.

Começando a trilha
ponte Otomana

Para mim, foi super cansativo, mas rendeu lindas fotos e experiências. Eu não consigo, em palavras, descrever o quanto foi desafiador para mim. Foi, sem dúvida, uma grande luta física e mental. Mais uma superação na vida. Sim, eu consegui! É verdade que não completamos todo o percurso, não por desistência, mas a trilha não estava atualizada, e entre a data de publicação do percurso e agosto de 2019 houve sem dúvida um desastre natural que fez deslizar um enorme trecho, sendo no presente só possível de enfrentar com equipamento e técnica de alpinismo. Resolvemos retornar pelo mesmo caminho, e cumprir o restante através de outra trilha, seguindo o rio, em outro momento que a vida permitir. Ficamos satisfeitos por chegar ao ponto mais alto e admirar o Langarica Canyon por cima.

Parte da trilha para ver o Langarica Canyon
Subindo cada vez mais, a vista do parque nacional

Quando retornei ao ponto onde toda essa história começou, eu perdi um pouco a noção que estava acompanhada, ou que haviam outras pessoas estranhas por perto, tamanho era o desespero por baixar a temperatura do corpo. Tirei toda a roupa da caminhada. Não fiquei nua! :)) E, simplesmente, deitei-me na pouca água existente no rio naquela época do ano. O rio cheirava imenso a enxofre e fósforo. Não fazia mal nenhum. Peixinhos beliscavam os meus pés. Não fazia mal também!

Ura I Kadiut

Fiquei sozinha ali, enquanto minha família foi levar o material até ao carro e trazer mais água para beber. Depois de um pouco recuperada foi a vez de desfrutar da beleza do rio, de se banhar na fonte termal que estava bem frequentada. Eu estava mesmo a precisar de ser absorvida pela fonte.

O corpo descansava na fonte e os olhos admiravam a beleza da ponte Otomana (Ura I Kadiut).

Venham comigo ver o vídeo que o cansaço permitiu produzir. Foi um dia inesquecível!