Vida Maria, o curta-metragem

Vida Maria (2006), é um curta-metragem brasileiro em 3D realizado pelo Governo do Estado do Ceará.

A vida de Maria José, uma menina de 5 anos, cujo seu “divertimento” é aprender a desenhar o nome, mas a sua mãe convence-a de que isso é perder tempo, algo sem importância, diante de tantas tarefas físicas a cumprir: cuidar da casa, trabalhar na roça, buscar água no poço, etc.

O mesmo aconteceu com gerações ascendentes de Marias. E a Maria José cresce, casa e tem filhos, envelhece e o ciclo continuará.

Apenas uma animação cinematográfica? Não. Essa é ainda a triste realidade de um Brasil ainda pouco conhecido, e de outros países pobres também, ou não. O meu “ou não” vem de uma história real passada esta semana na Bélgica, quando uma jovem de 14 anos está grávida, e o pai da criança tem 16 anos. Qual o futuro desses personagens reais? Quais os sonhos de adolescentes serão perdidos ?

Vejo a principal mensagem do curta-metragem sendo em como as experiências que vivemos durante a infância refletem na formação da vida adulta. A mãe de Maria José estimulou a que a filha deixasse de sonhar e brincar, e a própria Maria José reproduziu o que lhe foi ensinado.

Aqui está Vida Maria

3 comentários sobre “Vida Maria, o curta-metragem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s