De moto pela América do Sul, o livro

Eu já tinha visto, por duas vezes, o filme Diários de Motocicleta (2004), que foi baseado no livro “De moto pela América do Sul, Diário de Viagem” do Ernesto Che Guevara. Faltava ler o livro.

guevaraO livro é rico em detalhes sobre esta viagem que transformou a vida do jovem médico Ernesto Guevara. Algumas cenas do filme são melhores explicadas no livro. O filme é um resumo do livro. No livro percebe-se com mais sensibilidade a gradual mudança de um jovem de classe média rica para o revolucionário Che Guevara. Nenhum outro aspecto mais ou menos polêmico de sua vida é abordado no livro.

A viagem foi iniciada com uma moto em Córdoba (Argentina) em dezembro de 1951 com seu amigo Alberto Granado, bioquímico, e terminou em Caracas a 17 de julho de 1952. Era a trilha dos “conquistadores”, mas com propósito diferente.

Ernesto e Alberto fizeram a rota de forma improvisada. Ernesto não queria viajar como se um turista fosse, ele queria compartilhar o sofrimento do povo. Era sonhador e de espírito livre, pensava em buscar as causas da miséria e injustiça social no seu continente.

Os pais do jovem Ernesto Guevara sabiam que a inteligência do filho o fazia capaz de alcançar seus objetivos, e é o que explica ter conseguido realizar tanto em tão pouco tempo.

Num dos vários encontros que as duas vidas paralelas tiveram com o povo, um encontro em especial foi capaz de produzir palavras que fecharam e trancaram o jovem médico dentro delas. E ao retornar à sua Argentina, aquela pessoa de antes que tomou todas as notas que compõem o livro sobre a viagem com o amigo, morreu.

Um trecho do livro, diferente do filme, é a descrição, rica em detalhes, sobre Cuzco (Perú), que foi a capital do Império Inca. Quem for de viagem à Cuzco, vale a pena a leitura das notas que o jovem Ernesto Guevara fez sobre a cidade.

Segue um trailer do filme com direção do brasileiro Walter Salles e produção de Robert Redford…

Até ao próximo post !

3 comentários sobre “De moto pela América do Sul, o livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s