O país das casas feias

Gosto não se discute, mas a Bélgica leva uma fama do país europeu com as casas de arquitetura mais feia, ou se preferir, de gosto duvidoso. Essa fama é logo observada ao atravessar a fronteira quando se revela uma confusão de casas diferentes, portas e janelas diversas, revestimentos de duvidosa combinação, enfim um pouco de tudo.

fig 1 imagem Google: Ugly Belgian Houses

A situação gerou um livro sob o título “Ugly Belgian Houses”, que não foi bem recebido pelos arquitetos belgas. Alguns moradores ficaram irritados e contrataram advogados.  O seu criador já teve mesmo que suspender temporariamente a conta no Instagram.

fig 2 imagem Google: Ugly Belgian Houses

Hannes Coudenys, autor do projeto, livro e documentário, diz que costuma procurar pessoalmente de carro, mas também recebe dicas de pessoas. Quando as fotos que recebe são ruins, então ele vai até a casa para tirar uma foto melhor.

fig 3 imagem Google: Ugly Belgian Houses
fig 4 imagem Google: Ugly Belgian Houses
fig 5 imagem Google: Ugly Belgian Houses

Na rua que vivo há 4 candidatas ao livro, mas não vou correr o risco de publicá-las. 🙂 E vocês, o que acharam dessas casas ? Segue um vídeo que não é do autor do projeto com mais casas belgas.

Até ao próximo post!

34 comentários sobre “O país das casas feias

    • Na rua que moro há um conjunto de 5 casas que são de estilo inglês, pelo menos lembram muito.
      É como a minha primeira frase, gosto não se discute. A verdade é que a arquitetura na Bélgica é bastante diversa, ao contrário do que há nos países vizinhos.
      Na minha rua há uma que parece um bunker albanês, muito provavelmente os proprietários queriam muita privacidade. Uma outra teve que, provavelmene, se adaptar as dimensões do terreno, então parece que foi cortada com uma faca gigante. Junto à casa que moro estão construindo uma casa que todos olham devdo as suas dimensões completamente fora de contexto mas os donos parecem felizes com o projeto, e isso é o que importa.
      Enfim, um tema polêmico.

      Curtir

  1. Pessoalmente incomoda-me muito mais aquelas construções que se destacam pela dimensão, pela cor ou que se desenquadram do contexto. Essas são apenas diferentes da média, mas respeitam a volumetria, não ultrapassam a linha média das restantes e a cor é bastante similar, no geral.
    Ou seja, não as acho tão más assim. São apenas criativas!

    Curtido por 1 pessoa

    • Podem até contratar advogado, pois tb é um direito deles, mas não vencem a causa, visto que o projeto e divulgação continuam.
      Eu penso que contratam por se sentirem ridicularizados, ou talvez, sintam a sua privacidade posta em questão, talvez tenha até aqueles que pensam ter direitos nos ganhos da publicação. Os arquitetos se defendem que fizeram o projeto de acordo com o que o cliente pediu.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s