A culinária faz-me viajar sob diversas formas. O mundo dos sabores é capaz de levar ao conhecimento de outras culturas, navegar por outros idiomas e sotaques que não o materno, recordar histórias antigas, aprender sobre nutrição, etc. Esta bolonhesa de lentilhas vegan fui buscá-la no website de um supermercado português, logo recordei a passagem bíiblica entre Jacó e Esaú, e aprendi que a lentilha é uma leguminosa rica em lítio (Li), um mineral utilizado nos medicamentos para estabilizar o humor, além de ser rica em outros minerais. Aprovadíssima em casa, espero que gostem.
Ingredientes para 4 pessoas:
250 g lentilhas verdes secas
1 c. de chá sal
500 g massa penne integral
50 g azeite
1 cebola
3 dentes de alho
2 folhas de louro
200 ml polpa de tomate natural
60 g cogumelos frescos laminados
1 c. de chá pimentão-doce em pó
½ c. de chá pimenta-de-caiena em pó
½ c. de chá orégãos secos
100 g folhas de espinafres
qb orégãos frescos picados
Preaparação:
1. Comece por demolhar as lentilhas, colocando-as em água abundante durante a noite ou por 6 horas. Eu utilizei a lentilha em lata.
2. Uma vez demolhadas, coza as lentilhas num tacho (panela) com o dobro da água por 10 a 15 minutos (não coza demais). Quando estiverem quase cozidas adicione metade do sal. Escorra a água das lentilhas e reserve-as.
3. Num outro tacho (panela), coza a massa com água temperada com o restante sal, segundo as instruções da embalagem.
4. Num wok, junte o azeite com a cebola e o alho descascados e picados, e as folhas de louro. Deixe saltear e adicione a polpa de tomate. Deixe cozinhar por 4 minutos e de seguida acrescente os cogumelos laminados e deixe cozinhar por mais 4 minutos.
5. Junte ao wok as lentilhas e as especiarias e mexa. Prove e rectifique os temperos. Adicione um pouco de água se achar necessário e deixe apurar por 5 minutos.
6. Por fim, corte os espinafres grosseiramente, junte-os ao preparado e apague o lume. O calor irá cozinhar os espinafres.
7. Sirva a massa numa taça e adicione, por cima, a bolonhesa de lentilhas. Polvilhe com os orégãos frescos.
Até ao próximo post!
Que maravilha. Sou vegano. Como lentilha em variadas outras formas, mas nunca tinha usado como substituto pro molho bolonhesa. São receitas relativamente simples, mas que fazem toda diferença no sabor. Adoro massas. É comum achar lentilhas pelos países que visitou? Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fiquei a pensar… Hum, a lentilha surgiu na minha vida em Portugal, mas foi na Bélgica que a encontrei com mais facilidade e em suas diversas tonalidades. No Marrocos, penso q é apreciada, mas não a comi lá.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
No Brasil é bem comum. Às vezes como substituto do feijão. Tem um prato que é uma mistura de arroz integral, lentilha verde, cebola refogada e shoyo. Vai bem com qualquer acompanhamento.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Jesusss isso deve de ser mto gostoso…combinação perfeita!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Rsrs sim, e ficou bonito no prato.
Abraço, Renata!
CurtirCurtir
👏👏👏😋😋😊😊
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que foto bonita! Deu vontade de tentar, fácil e gostoso!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Juliano!
CurtirCurtir
Eu admiro imenso quem consegue “viajar” através da culinária! Para mim sempre foi a maior amarra.🙄Felizmente que já cozinho muito pouco.
Talvez numa próxima vida…aprecie essa arte!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adoro suas dicas de culinária! Não tenho a mínima imaginação pra essas coisas, mas amo comer. Não como carnes, somente peixes e frutos do mar, então esse tipo de prato me enche de alegria. Vou testar 😉!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!
Eu ainda como carnes, mas tentando diminuir aos poucos.
CurtirCurtir
Ora bem, algo a experimentar! Gosto de tudo portanto 😉 Boa sugestão.
CurtirCurtido por 1 pessoa
😊
CurtirCurtido por 1 pessoa
A primeira vez que experimentei lentilhas foi no Marrocos e confesso que não sou muito fã desse ingrediente mas, gostei da famosa salade marocaine com seus mil ingredientes frescos. A que eu comi era de betterraba com lentilhas e queijo de cabra.
Eu não preparo, só como quando faz parte do prato escolhido e jamais imaginei que lentilha pudesse ser um substituto. Interessante… a foto ficou bem atrativa, viu?
bacio
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Lunna!
Parece uma combinação interessante do doce da beterraba com o salgado do queijo de cabra, e a lentilha entre ambos. Penso que com queijo feta tb ficaria bem acompanhada.
bacio.
CurtirCurtir
Geralmente faço bolonhesa de cogumelos (só cogumelos num refogado de aipo, cenoura e cebola) , mas acho que vou gostar desta receita. O que para mim nunca pode faltar numa bolonhesa de qualquer tipo é noz-moscada ralada! 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Há muitos protestos em casa com os cogumelos. Aipo ou celerim? Jùa observei que o celerim é mto usado na bolonhesa dos italianos. Nunca usei noz-moscada em bolonhesa. Vou experimentar. Obrigada
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom, au não sei o que é celerim 🙂 , tenho duvida, mas posso confirmar que aipo dá para fazer refogado! celerim… talvez se chame tmb de outra maneira? rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Talvez, eu tenha escrito mal. Seria o seller (inglês). Salsão, aipo. Então, é isso. Rsrs Vi receitas italianas em que a bolonhesa leva o aipo. 🙂
CurtirCurtir