(Sem spoiler) O Gambito da Dama (The Queen’s Gambit) é uma série com 7 episódios, e que foi baseada no romance de Walter Tevis, o mesmo autor de O Homem que Caiu na Terra, também adaptado para o cinema. Eu “engoli” rapidamente os episódios acompanhada dos filhos, e juntos, foi possível rever um mundo que já esteve presente em nossas vidas.
O xadrez é o tema central, no período da Guerra Fria, entre os anos 50 e 60, e numa época que os homens dominavam o xadrez. Surge uma jovem orfã com um enorme talento, mas com uma vida regada de problemas que vão desde a morte da mãe, passagem por orfanato, alcoolismo, dependência de medicamentos, boas e más influências de amigos, etc.
Algo que nos chamou a atenção é que os personagens pareciam ser, em certa medida, a representação de grandes mestres do xadrez. Por exemplo, a jovem talentosa Elisabeth Harmon (interpretada pela igualmente talentosa Anya Taylor-Joy) seria inspirada no Bobby Fischer, grande mestre de xadrez americano. Chegamos a essa conclusão devido o título da série e o comportamento da personagem principal. O gambito da dama seria a abertura preferida de Fischer, mas Harmon gostava da abertura siciliana.
Vale a pena conferir o trailer da série…
Até ao próximo post!
Conheço pessoas que a apreciaram muito. Estou curiosa.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Eu não tenho muita paciência para séries. Rsrs Esta gostei e tive pena de ter um fim. Fui muito bom ver com os filhos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei. Também o vi em 2/3 noites. É muito muito bom.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Não tenho muita paciência para séries, mas com essa foi diferente. Foi uma sugestão do meu filho mais novo. Foi muito bom estar com eles a vê-la.
Ficaram zangados com a Cleo, a modelo. Rsrs Relembraram aberturas. Bons momentos, boa série.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eba!! Vou começar hoje 😃
CurtirCurtido por 2 pessoas
Diz aqui o q achou. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei!!! Terminei agora 😍
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom! Que bom! … E obrigada por ter voltado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fiquei curiosa, também não gosto das séries muito longas… vou ver se está aqui no Brasil
CurtirCurtido por 2 pessoas
Vi poucas séries completas até hj, talvez 4. A trilha sonora tb é muito boa.
CurtirCurtir
Vc só viu 4 séries? Quais foram essas? Tem muita coisa boa, mas também tem muitas que só enrolam e seguem em dezenas de episódios temporadas só pra manter-se comercialmente falando. Vou incluir essa na lista, não tinha ado atenção mas gostei do trailer.
CurtirCurtido por 3 pessoas
O mentalista, Tokyo Dinner , alguns episódios de Stranger Things, e de uma série belga. O documentário Fast Food.Ásia e América Latina. E está do post.
Actedito que há, mas se for muito longa desisto logo.rsrs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu quero muito assistir!!!! Fiquei muito mais curiosa agora haha. Abraços!!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ahhh, deixa eu pedir um favorzão? Você poderia se inscrever no meu canal? Desde já agradeço imensamente!!! (Qualquer ajuda é só pedir) ⬇️ ⬇️ ⬇️
CurtirCurtido por 2 pessoas
Assista e passa aqui para dizer o q achou da série.
Qual o nome do seu canal? Eu tb tenho um canal O Miau do Leâo, no entanto anda parado.
Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oiii, vou assistir e falar para você, sim!! Então, o meu é (Karol Chicoski) – o link é este: https://www.youtube.com/c/KarolChicoski
Vou procurar o seu e me inscrever agora mesmo!!! ❤ ❤ ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Feita inscrição. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!!! ♥♥ Bom dia ♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito boa minissérie. Assisti nesse final de semana. Para quem não viu, recomendo muito. Bom dia. Abç.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Que bom ! Agora mesmo estava a ouvir a trilha sonora. Vou começar a olhar as séries com outros olhos. Marcou-me muito essa. Eu vivi por um longo tempo esse ambiente a nível regional e nacional. Além de comprar livros. As aberturas e suas variantes.
Obrigada por sua participação.
CurtirCurtir
Muito bom. Não ouvi a trilha sonora. Depois vou procurar. Belo dia pra vocês.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Essa série é muito boa. A melhor coisa que assisti esse semestre.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Muito boa mesmo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu gosto mesmo é de Friends. Durmo com a série
CurtirCurtido por 1 pessoa
Friends é famosíssima, mas vi poucos episódios. O mesmo com Seinfeld.
CurtirCurtir
Olá, Silvana. Será que é o template escolhido pro blog que faz permitir inserir vídeos do Youtube, assim, dentro do corpo do texto? No meu WordPress eu até consigo inserir vídeos na lateral do blog ou até colocar links de vídeos, mas eles não aparece assim com a imagem de capa e o player pra tocar direto pelo blog. Você saberia dizer como faz? No meu WordPress parece que esses recursos com vídeo, só são permitidos em planos pagos. Obrigado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, Rodrigo ! Vamos ver se eu entendi… Vc usa o novo editor do WordPress? Eu penso q é o novo editor, e não o template escolhido.
Neste post, não sei o motivo, foi fácil. Simplesmente, seleccionei a url no YouTube, copiei e colei diretamente na área de edição do post.
Já o vídeo que coloquei no meu último post, o da vaca em Soajo não foi simples. Fiz o copy+paste, mas ele não queria aparecer com a mesma visualização do post da série Gambito da Dama, então tive que ir na programação html e corrigi-la manualmente até ficar com essa visualização de vídeo. Para fazer isso, olhei a programação html do post do Gambito da Dama, porque eu não memorizo a sintaxe do html, então analizo o erro.
Espero tê-lo ajudado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou ter que ver sobre isso do novo editor. Será que chega primeiro em alguns países? Aqui pelo Brasil ainda não vi a novidade. Só teve a mudança para o sistema de blocos no texto, que eu já aderi.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O novo editor já está no Brasil. Muitos estão se queixando. Eu ainda consegui usar o antigo por muito tempo. Qdo eu entrava para escrever, perguntava se queria experimentar o novo e eu sempre negava até q um dia essa opção de escolher entre o antigo e o novo desapareceu. Com o novo tenho muitos problemas e ele utiliza blocos de texto.
CurtirCurtir
Sim, o novo editor com esses blocos de texto, apresenta falhas por aqui também. Às vezes quero apagar um parágrafo, e não funciona. Além disso, quando ele cisma de tratar dois parágrafos como o mesmo bloco, fica praticamente impossível de separá-los. Tem que fazer um monte de manobras. Só dá mais trabalho. Dizem que é pra facilitar, mas só complicou ainda mais. Ficou mais lento, inclusive. Eles não ouviram a frase “Não se meche em time que está ganhando”. Eu gostaria muito de trabalhar num projeto de programação relacionado à essas plataformas. Tem tanta coisa que precisa ser mudada. Mas eles não conseguem pensar pela visão do usuário. Por isso que tanta gente prefere nem pagar os planos do WordPress. Não dá vontade de investir dinheiro em algo tão desleixado. Acho que eles deveriam fazer como o Youtube, e deixar tudo gratuito, monetizando quem tivesse um determinado número de inscritos e visualizações. Isso motivaria as pessosas aa criarem e ainda poderiam alcançar esse objetivo se os recursos de design e templates estivesse completamente gratuitos. As atuais diferenças entre as opções gratuitas e pagas são um freio forte pro avanço do blog e não são exatamente um incentivo ao usuário em fazer disso uma profissão. O pensamento do WordPress é: “Vamos manter tudo ruim nas versões gratuitas, pra que o usuário se estresse e prefira ir pros planos pagos pra ter as coisas de um jeito mais decente”. Toda plataforma de internet que pensa assim, já começa errado. Acho que se você quer atrair usuários e anunciantes, ofereça seus melhores recursos pras que o usuário faça o melhor uso desses recursos e torne a própria plataforma um sucesso de visita, bem recomendada, bem popular, bem quista, etc. Eles que são os capitalistas, deveriam ser os primeiros a saber ganhar dinheiro explorando um meio de produção privado em cima de tantos internautas. Mas não podemos exigir muita visão e intelecto de uma equipe que ainda não dominou sequer o texto, que é dos elementos mais simples de se editar na internet, há, pelo menos, uns 30 anos. Imagina se eles tivessem que lidar com conceitos e mídias mais complexos. Acho que perderiam fácil a concorrência com qualquer jovem entusiasmado programando em casa por hobby. A maioria dos projetos ‘open source’ são referência mundial de qualidade e começaram sem nenhum centavo de apoio. As empresas que possuem bilhões não conseguem fazer o mesmo?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu adoro séries curtas porque me desanima mil e tantos episódios. Mas não tenho Netflix.
A pessoa aqui é aquela: tudo mundo tem netflix e eu tenho prazer em dizer “não tenho”
Outro dia me disseram que eu perco muita coisa boa. Dei uma rápida espiada na minha estante e sorri.
Ah, li o comentário sobre o novo editor do wordpress acima e, apanhei um pouco para me acostumar a ele mas, foi uma questão de me adaptar mesmo e hoje eu adoro. Simplificou bastante o meu trabalho com os blogues. Produzo conteúdo para dois outros blogues, além do meu pessoal. Mas deu trabalho para compreender o que eu chamo de Uncle Guty. rs
bacio
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Lunna!
Sua estante vale muito mais. Vc não perde nada em não ter a Netflix, mas se a tivesse….
Ai, vc poderia fazer uns posts para nos ajudar com esse novo editor? Obrigada
CurtirCurtir
Fazer um post sobre o novo editor? No estilo tutorial?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Como desejares.
Sim, o novo editor. Mtos se queixam.
Eu entendo um pouco de html e vou corrigindo uma coisa ou outra.
Antes eu conseguia centralizar a legenda de uma imagem. Com este não consigo.
CurtirCurtir
Estou acompanhando um canal sobre xadrez e jogando algumas partidas iniciantes no app chess.com como forma de higiene mental. Ouvi muito falar dessa série e estou doido para ver.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Gabriel!
Qual o canal?
Eu tenho conta no chess.com, mas faz muito tempo que não jogo. Vc pode jogar com meu filho no chess.com. O nick dele é rphl.
Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
O canal é RaffaelChess.
Vou procurar por ele, mas já adianto que estou em um nível abaixo do amador, rsrsrsrsrs.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ele não está mais em clube devido aos estudos.
Indico para vc este canal: https://www.youtube.com/channel/UCSJacYfYWvpoLZdQy5RvCXg
Vi o que vc indicou.
Meu filho jogou contra a Hommer como o rapaz do canal.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pela indicação.
Vou acompanhar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal Silvana, tens o mesmo nome da minha irmã. você joga xadrez?rsrs eu adorei essa serie. Bem falado sobre a analogia dos jogadores. Fiquei sabendo por alto que o final seria bobby fischer x boris spassky.
Você poderia fazer uma nova versão com spoilers 😆
CurtirCurtido por 1 pessoa
Rsrs Eu não gosto de spoilers. Rsrs
Eu já joguei em torneios quando estava na faculdade de engenharia. No momento não jogo. Ensinei aos meus filhos que possuem vários troféus. Eu só tenho um troféu, mas estou feliz porque eles jogam muito melhor do que eu; e adoraram a série.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oooh Que legal. 🤗🤗🤗 Então vc ta ligada nos torneios que tao rolando das elites do xadrez.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ultimamente, não. Conheço alguns nomes do momento. A pandemia também afetou os torneios de xadrez.
Talvez, um dia volte a estudar xadrez. Tenho alguns livros em papel e muito mais digitalizados. O estudo do xadrez só traz benefícios, já os torneios exigem muito de si como um todo. Isso é possível ser observado no comportamento dos jogadores nesta série.
CurtirCurtir