Um estranho em Goa, o livro

Meu último “mergulho” na literatura foi uma viagem exótica com o escritor angolano José Eduardo Agualusa até Goa, através do seu livro Um estranho em Goa. Da leitura extraí alguns trechos que me tocaram, e que passo a apresentar em alguns posts, que serão acompanhados de uma música.

” Alma parece-me uma palavra muito grande. Já toda a gente abusou dela, poetas medíocres, filósofos, guerreiros, conspiradores, mas ainda assim continua enorme. “
(pág 8, versão Epub)

A palavra “alma” continua enorme e alegre na voz da cantora brasileira Zélia Duncan…

Até ao próximo post!

P.S.: Segue o blog também no Instagram, YouTuBe, Facebook e Twitter.

12 comentários sobre “Um estranho em Goa, o livro

    • E um assunto puxa outro… pensamos em alma como espírito, mas o que seria essa palavra alma? Se alma é espírito, então alma é respiração, da origem da palavra em latim. E sendo respiração, se o raciocínio estiver correto, então sé possível compreender porque a palavra foi tão “abusada” por todos. Uma palavra tão pequena, mas de enorme significado.

      Curtido por 2 pessoas

      • Alma, vem de ânima, daí, animado, Uma pessoa animada está cheia de vida, ou seja, alma. Nas culturas nativas, em geral, todos os seres da natureza têm alma, ou seja, vida. No caso, da dita cultura ocidental, os equívocos de entendimento da palavra alma, estão, especialmente, na dicotomia platônica, adaptada ao Cristianismo, com esta ideia de Alma perfeita, inteligível, fora do mundo sensível. Ciou-se até alma com pena rsrsrsrsrsrs

        Curtido por 2 pessoas

    • Vou escutar, sim.
      Agualusa tem mais conhecimento da cultura brasileira do que muitos brasileiros de hoje. Você vai observar muito isso nesse livro. Há uma curta viagem prlo que foi o Estado Novo em Portugal. Depois navegamos por uma Goa indecisa (senti assim) em ser portuguesa, indiana ou independente. Sobre com um toque de sensualidade, típico de Agualusa;

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s