Identidade

Inicio um espaço novo no Blog, “citações“. Serão curtos e interessantes trechos que vou lendo, para refletir, discutir, um pouco de tudo. Sempre acompanhado de uma música. No menu “citações” recoloquei outros posts anteriores no mesmo sentido.

Quando conseguirem que Portugal se transforme sinceramente numa nação europeia o país deixará de existir. Repare: os portugueses construíram a sua identidade por oposição à Europa, ao Reino de Castela, e como estavam encurralados lançaram-se ao mar e vieram ter aqui, fundaram o Brasil, colonizaram África. Ou seja, escolheram não ser europeus.
(Personagem Plácido Domingo no livro Um Estranho em Goa, José Eduardo Agualusa)

Trago a música A velha Europa, do B. Fachada, que é o nome artístico de Bernardo Cruz Fachada. Deixo a letra da canção abaixo do vídeo. Uma doce música com um toque de pureza. E espero o seu comentário sobre a citação e/ou a música.

Quando chegares à velha europa, amor,
Tira umas fotos com um bom compositor
Se ele te piscar o olho, nem hesites em dizer “doutor,
O meu marido queria ser como o senhor”
Quando chegares à velha europa em flor
Quero que arranjes um amante sedutor
Se ele te pedir divórcio, nem hesites em dizer “amor,
O meu marido não tem culpa, não, senhor”
Quando chegares à velha europa atrás
De alguma coisa que afinal não satisfaz
Tenta lembrar-te dos carinhos que eu te dei se fores capaz
E não me troques por beijinhos de rapaz
Quando chegares da velha europa, amor,
Eu já terei pintado o quarto de outra cor
Para entreter durante a tua longa ausência o meu pavor
De me perder sem o teu fio condutor
Perguntei ao vento se trazia um cabelinho teu
E até ao momento o raio do vento não me respondeu

Até ao próximo post!

25 comentários sobre “Identidade

    • Eu também sou. Não concordo a 100% com o orgulho histórico, (rsrs) mas há muito que se orgulhar. Um dos orgulhos é a língua. Quando se tenta aprender uma língua que não tem a mesma origem é que se dá valor. A língua portuguesa é bela, e há tantas possibilidades de expressão.

      Curtido por 3 pessoas

  1. Adorei. Portugal nos tempos das grandes navegações era uma nação à frente de seu tempo. Buscou riquezas no além-mar para se tornar uma das maiores potências de sua época. (Com as ressalvas da escravidão e da exploração).
    A colonização portuguesa foi tão forte e importante que o Brasil é o único país das Américas que mantém o idioma português.
    E como dizia Suassuna, o português é língua mais bonita do mundo, pela sua sonoridade e ritmo.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    • Acabei de escrever no comentário anterior sobre a beleza da língua portuguesa.
      Talvez seja por isso a minha dificuldade com o holandês. Falo uma das línguas mais belas, e tenho que por obrigação falar uma língua longe de ser bela.
      Os descobrimentos foram fantásticos. Trouxeram contributos para a astronomia, navegação, literatura, culinária,…. Pena alguns fatos negativos como a escravidão, Inquisição e o Estado Novo.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Em cada região que Você venha a visitar aqui no Brasil é um misto de identidade, desde as comidas aos costumes e tudo mais. E vai descobrindo aos poucos que foi esse misto de adaptações que formou essa nação de regiões externas como o continente Africano devido mão escrava e Portugal.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Boa tarde Silvana…faz tempinho que nao proziamos nao é mesmo?
    Mto lindo teu texto sobre Portugal…sou neta de portugueses porem nunca conheci o País que pelas imagens é sem duvida um lindo País…parabéns mais uma vez..cuide se…ah criei um instagran somente para meus desenhos …la estarei a postar videos mostrando passo a passo deles…sei que uma vez vc mencionou isso que eu postasse entao se vc quiser convido a ..abraco

    Curtido por 1 pessoa

  4. Abstraindo as coisas menos boas, como portuguesa admiro profundamente o espírito que levou os meus antepassados a se meterem mar fora e a enfrentar tudo para descobrir mais mundo. Uma loucura de génios e de espíritos inquietos. E de vontade de lucro também, sejamos honestos.
    Mas foram, conseguiram, conquistaram… e cometeram erros, sem duvida.
    Contudo, ainda hoje o português, esta nossa belíssima língua, é falada nos quatro cantos do mundo. Valeu bem a aventura!

    Curtido por 2 pessoas

  5. No Brasil, quem mais curte e gosta de sua História, são os nativos (indígenas). Contam e narram suas histórias de geração em geração, apesar, de há mais de 500 anos, ‘civilizados etnocêntricos’ quererem enterrá-la de vez. Nós, os “civilizados” herdeiros ainda não aprendemos a valorizar nossa História, exatamente por não sabermos valorizar a história de nossos nativos ancestrais.

    Curtido por 2 pessoas

  6. Portugal era o meu destino antes de o câncer me visitar e logo depois chega a pandemia. Mas, a história é e será sempre presente. Tenho sangue português também por parte materna. E além de tudo, quem me abriu as portas para a poesia/literatura foi Fernando Pessoa; quando estive em Colonia de Sacramento, no Uruguai, certa feita postei fitos de lá e recebi um comentário me perguntando se havia estado em Portugal, sem falar na herança visível e bela no Brasil. A música encantada de Zambujo, Eugenia, Carminha, Mariza, Rui Veloso(está certo o nome?)….enfim, por tudo. Maravilhoso, Silvana. O meu abraço carinhoso sempre.💐☮️

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s