Pula, Croácia

Andar pelas ruas de Pula, na Croácia, é sentir toda a influência dos povos que ocuparam e formaram esta que é a maior cidade da região Ístria (região dividida entre Croácia, Eslovénia  e Itália). Foram romanos, venezianos, austro-húngaros e italianos qua deixaram suas marcas na cultura, na arquitetura, na gastronomia e no idioma.

Esta é Arena de Pula construída no século I, um dos coliseus romanos. Esta arena está entre as seis maiores arenas romanas e é o monumento mais antigo e mais bem preservado da Croácia. É nele que acontece o Festival de Cinema de Pula durante o Verão, bem como shows e exposições. A entrada custa cerca de 10 euros. Vale lembrar que a moeda na Croácia chama-se kuna.

O Arco do Triunfo dos Sérgios é um ponto turístico para fotos. Não há como não se notar a sua imponência. Uma construção ainda de antes de Cristo. Os Sérgios foram três irmãos oficiais que venceram várias batalhas, daí este tributo.

A praça central da cidade (Fórum) é um convite para desfrutar de um bom momento em uma das esplanadas dos vários restaurantes que circundam toda a praça.

A partir da praça principal é possível admirar o prédio da prefeitura  e o Templo de Augusto (o fundador do império romano). O espaço entre ambas as construções é um bom recanto para apresentações de grupos locais.

A Fortaleza situa-se no ponto mais alto da cidade de Pula. Um bom local para visualizar uma boa parte da cidade e acompanhar o pôr do Sol.

Todas as noites acontece o show de luzes nas gruas que estão próximas à marina da cidade. Sente-se num banco que está na avenida que circunda a marina e desfrute de outro bom momento.

Depois retorne ao centro antigo através da rua da Catedral de Pula e contemple essa imponente torre.

Pula tem mais atrações  que não visitei. Algumas delas estavam limitadas devido a pandemia do Covid. No momento que visitei, no fim de julho de 2021, estava atribuída a cor amarela. O uso da máscara era solicitado para entrada em lojas e outros ambientes fechados.

Segue um curto filme que fiz…

Agradeço sua leitura e até ao próximo post!

14 comentários sobre “Pula, Croácia

  1. Esse deve ser destes locais para se explorar a pé, onde do nada viramos uma esquina e nos surpreendemos com algumas construção antiga ou uma pequena porta convidando a entrar. Deu vontade de sentar numa dessas mesas e tomar uma cerveja. Espero que a cerveja croata seja boa tb!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Excelente Silvana, fotos maravilhosas. Quanta história em um local fora do eixo badalado da Europa. Fiquei maravilhado com a quantidade de referências que existem.
    Sempre que vejo essas construções antigas, nesse caso romanas, fico boquiaberto com tamanha capacidade humana e imponência de poder.
    Realmente uma viagem sem sair do lugar.
    Parabéns.

    Curtido por 2 pessoas

    • Muito obrigada, Gabriel.
      Pula é um dos pontos da Croácia pouco conhecido na badalação turística. O Sul da Croácia é mais badalado.
      No entanto há muita riqueza histórica em Pula e em toda região que forma a Istria.
      Conhecer esse coliseu foi algo espantoso. O império romano, sem dúvida, foi estrondoso.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s