O Homem Que Escutava As Abelhas, o livro

Este é o primeiro livro que leio da escritora inglesa Christy Lefteri. O Apicultor de Alepo (POR) ou O Homem Que Escutava As Abelhas (BRA) narra a história imaginária de Nuri (apicultor) e sua esposa Afra (artista) durante a recente Guerra Civil na Síria. Uma busca que pela sobrevivência que os leva de Alepo para Grécia na tentativa de chegar à Inglaterra.

A escritora sendo filha de refugiados cipriotas durante a invasão turca a Chipre, e também voluntária na ajuda à refugiados que chegavam à Grécia consegue nos conduzir por uma história com beleza apesar de todo o sofrimento à volta.

Foi a experiência vivida por ela no centro de refugiados em Atenas que lhe abriu os olhos, e que a fez perceber que as pessoas queriam lhe contar a história de suas vidas e, principalmente, serem ouvidas. Elas vinham em 2007 em sua maioria da Síria e Afeganistão. Assim, surgiram os seus personagens e as abelhas, sendo estas símbolos de vulnerabilidade, vida e esperança.

Um livro que vale a pena ser lido!

Até ao próximo post!

11 comentários sobre “O Homem Que Escutava As Abelhas, o livro

  1. Nossa, me lembrei da exposição de fotografias que vi há alguns anos a respeito da guerra da Síria. Foram feitas por uma fotografa que também viveu em um centro de refugiados. Ela se interessou pela história de um garoto. As fotos são surreais.
    Quanto ao livro, não sei se no momento eu teria alma para essa leitura… ando incomodada com a realidade local do Brasil. Não está nada fácil, cara mia.

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim, eu tenho acompanhado algumas notícias. Está mesmo muito difícil. Não falo apenas sobre Covid ou inflação. O Brasil bateu no fundo do poço. Mas, é um pouco sobre isso a mensagem do livro, qdo tudo parece perdido, há sempre alguma esperança.

      Curtir

Deixe um comentário