Zeppelin L14 em Edimburgo

Continuando sobre Edimburgo, Escócia…

Na noite de 2 para 3 de abril de 1916, dois dirigíveis alemães, o L14 e o L22, lançaram 23 bombas em Leith e na cidade de Edimburgo.

O aviso do ataque aéreo iminente foi recebido às 19h de domingo, 2 de abril de 1916, e a polícia de Leith e da cidade de Edimburgo instituiu precauções contra ataques aéreos: o Departamento de Luz Elétrica baixou todas as luzes, o tráfego foi interrompido e as luzes dos veículos foram apagadas. O Corpo de Bombeiros Central e a Cruz Vermelha foram notificados e todos os policiais foram acionados.

Os primeiros relatos de explosões de bombas foram recebidos pela polícia pouco antes da meia-noite. O zeppelin L14, tendo atravessado a costa em St Abbs Head em Berwickshire na rota para Rosyth e Forth Railway Bridge, não conseguiu ver seus alvos e lançou suas bombas sobre Leith e o centro de Edimburgo.

Com duração de aproximadamente uma hora, dezenas de bombas seriam lançadas em Leith e Edimburgo, deixando treze mortos e mais vinte e quatro feridos.

As bombas foram lançadas à mão e eram aproximadamente do tamanho de um saco de farinha.

Uma bomba explodiu do lado de fora do White Hart Hotel no Grassmarket (centro de Edimburgo), matando um e ferindo quatro. Uma laje localizada neste local marca o evento. E foi caminhando que encontrei esta laje, e conheci um pouco desse momento histórico ocorrido durante a Primeira Grande Guerra Mundial.

L14 Fonte: Google-National Records of Scotland

Agradeço sua leitura e até ao próximo post!

3 comentários sobre “Zeppelin L14 em Edimburgo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s