A elegância do ouriço, o livro

Hoje faz um mês que terminei a leitura do livro A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery. Um livro memorável com personagens raras e interessantes. Ao ler as suas últimas folhas eu chorava sem parar. Não era um choro de tristeza, mas de emoção. Nunca tinha acontecido comigo isso antes. Chorava por sentir o que se passava com os quatro personagens principais nas últimas linhas do livro. O livro cativou-me para sempre.
Vai aqui algumas das linhas que mexeu intensamente comigo.

Como já sinto saudade de você… Esta manhã, compreendo o que quer dizer morrer: na hora de desaparecer, são os outros que morrem para nós, pois estou aqui deitada no asfalto meio frio e pouco ligando para falecer; algo tão sem sentido hoje de manhã como ontem. Mas não tornarei a ver os que amo, e, se morrer é isso, é de fato a tragédia que dizem ser.

Publicidade

16 comentários sobre “A elegância do ouriço, o livro

    • Sim, por isso chorei intensamente. Senti o que a personagem da citação sentia, e o que os outros personagens mais próximos dela tb sentiram. E a escritora através deste personagem transmitiu aquilo que sinto ser o momento da morte quando se sente que está chegando o momento de partir para sempre. E chorei, chorei, chorei…

      Curtido por 2 pessoas

      • Que bom, amiga! Algumas histórias são tocantes. Elas acabam nos sensibilizando tanto que nos envolvem. Eu senti isso há alguns anos atrás, lendo um livro do Walcyr Carrasco. Lembro que na época, estava lendo muita literatura, e achei no meio dos livros, um livro pequeno do Walcyr. É como você descreve aqui, a sensação do que o personagem nos passa é muito verdadeira.

        Curtido por 1 pessoa

  1. Sei bem o que dizes, esse livro me atropelou desde a primeira linha. E confesso que fico feliz ao saber que causou efeito parecido em você. Foi como caminhar por uma rua de paralelepipedos num entardecer de novembro com os passos encaixados…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s