Os gatos de Istambul

É verdade que devido a alguns traumas com animais, nunca tive muita aproximação com eles, até mesmo gatos, mas é impossível ir à Istambul e não admirá-los. Eles estão por todos os lados, à solta, ao contrário do que acontece na Bélgica. Em Burgazada, ilha próxima de Istambul, um gato caiu sobre minhas coxas, enquanto eu tentava cochilar num banco de praça. Eu tomei um bom susto, quando senti algo fofo, e ligeiramente morno, despencar sobre mim. Um momento divertido em viagem.

Na Turquia, os gatos são vistos como símbolos de boa sorte, prosperidade e limpeza. Uma das razões pelas quais os gatos ocupam um lugar especial na cultura turca é que eles eram considerados sagrados nos tempos antigos e eram associados à deusa Ártemis, que era associada à lua, à caça e à virgindade.

A ascensão dos gatos em Istambul remonta aos povos que colonizaram a cidade, os otomanos. Os poderosos otomanos adoravam os gatos com base na sua limpeza e na sua capacidade de caçar. Como resultado de sua longa história com gatos, os felinos se tornaram uma parte essencial da cultura turca e da cidade de Istambul.

Há até mesmo placa de trânsito para eles “kedi çikabilir”, algo como “gato pode sair”. E também há abrigos nas ruas para estes felinos.

Não apenas encontrei gatos soltos, outros animais na Turquia parecem se sentir à vontade. Assim foi um cão em Istambul e algumas galinhas estilosas em Burgazada

Agradeço sua leitura e até ao próximo post! 😉

17 comentários sobre “Os gatos de Istambul

  1. Por aqui eles estão em muitos lugares também. Prefiro que fiquem longe das vagas de estacionamento do prédio. Demarcam território com urina e fezes. Rsrsrsrsrs…. Prefiro usar o estacionamento para minhas atividades físicas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário