Quem foi Rosalind Franklin

No fim de semana passado não houve post do Miau do Leão porque eu estive na entrega de prêmios das Olimpíadas de Ciências da Natureza (Biologia, Geografia, Física e Química). O meu filho mais jovem foi o 11° de 2469 participantes em Química na Bélgica. Já no ano do Covid, o meu filho mais velho conquistou o 3° lugar em Geografia. Eles vieram viver para Bélgica já pré-adolescentes. Sou uma mãe orgulhosa. 🙂

A solenidade aconteceu no auditório da Universidade de Leuven. O ministro da educação e os media locais não estiveram presentes. Uma vergonha. Um estava preocupado com as eleições iminentes, e o outro em buscar notícias negativas.

Ao entrar no amplo hall de entrada que dá acesso ao auditório, vi uma grande foto com uma mulher cientista. Subi as escadas e vi que o auditório recebeu o seu nome, Rosalind Franklin

As primeiras palavras do apresentador da cerimônia foi para explicar quem foi Rosalind Franklin, e porque o auditório leva o seu nome. Os seus contributos para ciência foram desvalorizados por homens. Só após a sua morte recebeu reconhecimento. Ela viveu apenas 37 anos, mas como química, essa cientista inglesa lutou contra um meio acadêmico que não valorizava as mulheres, e mesmo assim, ela descobriu o formato de dupla-hélice do DNA e descreveu a estrutura molecular do RNA, vírus, carvão mineral e grafite. Hoje, em sua homenagem, há bolsas de estudos e pesquisa com seu nome especialmente para mulheres, e instalações acadêmicas que recebem o seu nome.

Por isso, achei interessante trazer esse momento de conhecimento ao blog. O vídeo abaixo traz um resumo  da história desta mulher. É um vídeo curto que vale a pena ser visto. Há legenda em diversos idiomas.

Agradeço sua leitura e até ao próximo post! 😉

22 comentários sobre “Quem foi Rosalind Franklin

    • Obrigada!
      Eu fiquei a conhecer a partir desta solenidade, e pensei que seria interessante compartilhar a história desta cientista que foi “boicotada” de diversas formas por seus colegas. Finalmente, a verdadeira história por trás desta importante descoberta é resgatada e compartilhada. Junta-se a tantas outras histórias como a de Marie Curie.

      Curtido por 1 pessoa

      • Infelizmente, faz parte da vida de todos aqueles que vem trazer um pouco de “luz” e progresso para essa Terra, se não são boicotados, ridicularizados, são apagados da história. Mas há sempre uma força maior, que permite que esses conhecimentos cheguem onde devem chegar.😊🙏

        Curtido por 1 pessoa

  1. É sempre interessante ler a respeito de mulheres que são desvalorizadas por homens e não desistem. Eu sou grata a todas elas, por suas lutas, conquistas e legado. Outro dia, alguém me disse que não era fácil nascer mulher. Se alguém tivesse perguntado a respeito, não iria escolher outro gênero. Pode não ser fácil, mas é a melhor opção. Homens se dão mais valor do que realmente têm e são figuras frágeis, que precisam diminuir os outros (principalmente as mulheres) para serem alguma coisa. E mesmo assim, falham.

    boa semana, cara mia

    Curtido por 2 pessoas

  2. Gosto de fazer a leitura completa no seu blog, porque aprendo um pouco de história nos também. Viajo , claro…sob tuas lentes, o que teu interior deixa transbordar também em forma de beleza e sentimentos, os teus olhos captam tudo isso. Parabéns pela conquista dos filhotes.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário