Um dia de pequenas coincidências

Coincidências em mais um dia na Bélgica, entre o nublado e o chuvoso. A sorte é que é fim de semana e não tenho compromissos com horários. Sobram as coincidências inesperadas.

Eu estava lendo a vencedora de um dos prêmios José Saramago, a Adriana Lisboa, em Os Grandes Carnívoros, mas eu não estava a gostar da escrita, e não percebia onde ela queria chegar. Titãs começou a sussurrar ao meu ouvido “só quero saber do que pode dar certo”. Próximo(a)! :))

Escolhi ao calhas em minha lista de livros a serem lidos. Cheguei a outra premiada (coincidência), desta vez, o prêmio Jabuti, Natalia Borges Polesso, em Controle. Estou ainda muito no início, mas a gostar muito do seu estilo, e já percebi, sutilmente, onde ela pretende chegar com o romance dividido em contos, vagueando na vida da adolescente Maria Fernanda, seus amigos, pais, escola e parentes distantes. Tudo se passa nos anos 80 com várias menções a trechos de músicas do New Order. Uma banda (coincidência) que eu gostava muito de ouvir nos anos 80. Menções também a objetos que surgiram nos anos 80 como o discman Aiwa, passando por fones de ouvidos, etc. Enfim, objetos que também passaram por minhas mãos (coincidência). 

Coincidência, que eu ando a seguir uma série de ficção alemã chamada Dark (Netflix) que tem se tornado muito interessante aos meus olhos, e que também há ligação com os anos 80. 

Fim de semana não me levanto da cama sem ler um pouco. O dia nublado/chuvoso que eu espreitava entre as cortinas tornou-se ensolarado após ler uma passagem do livro. Eu dei uma boa gargalhada. Coisas de adolescentes. Então, eu lembrei de algo engraçado que passei nos mesmos anos 80.

Eu fui toda orgulhosa ao centro de Recife, sozinha, comprar uma blusa para mim com o dinheiro que eu havia ganho por vencer um concurso de desenho para uma campanha publicitária da disciplina de Segurança no Trabalho. Eu estava no início do da escola secundária. Estava difícil encontrar algo que eu gostasse. Entrei nas lojas Marisa, rua da Imperatriz. E o meu orgulho de estar sozinha fazendo uma compra no centro logo foi abaixo. Não havia ninguém para me dar uma opinião. Se fosse nos tempos atuais, eu tiraria uma foto e enviaria para alguém me dizer se ficaria bem em mim. Indecisão e insegurança deve ser algo do meu signo gêmeos. Cansei, e peguei a “blusa” menos má. Não ia voltar para casa sem o meu troféu. Eu nem prestei atenção no desenho que eram uns rabiscos em preto sobre a cor entre o azul e verde. No dia seguinte vesti-a e fui para escola. Ouvi um comentário. Bem, se eu fosse um rapaz teria ficado de tronco nú na hora, ou vestido-a pelo avesso, mas eu era uma mocinha bem comportada. Alguém na escola disse: Silvana, passaste a gostar do Culture Club? Inclinei a cabeça para o rabisco em preto que eu trazia. Olhei bem. Pô, o meu troféu era o Boy George! Eu andava farta de ouvir Karma Chameleon. :))

Bem, eu continuei a usá-la na mesma. Passado algum tempo o meu “troféu” virou pano de chão. 

Então, vem mais uma coincidência desta manhã atual… Eu leio ouvindo música, e quem toca ? Culture Club. Olha, que é raro tocar música deles! Só que esta música, eu já não me recordava, e simplesmente, adorei. Imediatamente, adicionada à minha playlist. Uma canção impecavelmente interpretada pelo Boy George com uma letra que evoca as profundezas de um relacionamento amoroso quando o que ama torna-se vulnerável quando se devota completamente a alguém sabendo as consequências do risco, das cicatrizes (coincidência). Mais uma coincidência de fim de semana, porque fiz mais duas “cicatrizes” na minha orelha. E ando como se fosse um dia ensolarado com os meus 3 troféus em cada orelha. Porque o 3 é um número especial na matemática. E isso não é coincidência. 😉
Um bom início de semana!

Agradeço sua leitura e até ao próximo post!

13 comentários sobre “Um dia de pequenas coincidências

    • Se prestarmos a atenção em nosso cotidiano de vida, muitas canções podem servir de fundo musical. O livro que citei tem muitas citações de trechos de músicas que combinam com o momento que a personagem principal está passando. Várias vezes fui pesquisar a música para compreender o momento.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário